domingo, 3 de abril de 2011

Atenção as manipulações!


Ola pessoal, tenho recebido em meu consultório pessoas que realizaram sessões de osteopatia, quiropraxia e outras terapias manipulativas sem sucesso! Até ai tudo bem porque a terapia depende muito de cada paciente, indicação, patologia e enfim... mas muitas falam que o que está sendo feito agora comigo, não era o que tinha sido feito antes! Vejo que por "profissionais" sem qualificação, nós que estudamos e levamos a sério a profissão estamos perdendo a credibilidade por pessoas que não passa de charlatães ou sei la o que!!!
Galera... nem sempre manipular sginifica estalar... o corpo não sai fora do lugar... não adivinhamos coisas, passado, traumas... nem sempre resolvemos todos os problemas, não é tudo que a ostepatia trata... não curamos Aids e hemorroida! É de dar risadas mesmo! Mas eu passo por isso pelo menos três vezes por mês! Acho um absurdo! Esclarecendo algumas coisas:
  • pra ser osteopata, quiropata, terapeuta manual... tem que ser obrigatóriamente Fisioterapeuta, exigido pelo nosso conselho, o CREFITO. Depois que faz a faculdade, tem que fazer uma especialização na área, também reconhecida pelo nosso conselho. Tem duração de 2 a 5 anos, dependendo da escola.
  • Não é da nossa competência tratar o psicológico das pessoas! É sim, da nossa conduta orientar e encaminhar para um terapeuta responsável.
  • Existem problemas que são de ordem ortopédica e não nossa!
Vai a minha dica. Antes de fazer sua sessão, procure saber quem é o profissional, de qualificações e referências. Não se entregue pra qualquer um!

um abraço a todos!